A simbologia do número Oito

Depois de alguns meses de descanso (nesse espaço), esse Autor volta com um elemento muito importante para um entendimento mais cristalino do Arquétipo Escorpiônico. Falarei aqui, brevemente, sobre o que o número Oito me inspira. Vejamos o que temos para essa Noite! 😀

Nas línguas ocidentais, a raiz do nome do numeral Oito e da contraparte do Dia — ou seja, da Noite — é exatamente a mesma. Não é muito difícil, por exemplo, para um observador perceber que o numeral Oito está “dentro” da palavra Noite. Assim, no alemão, temos N-acht; no inglês, N-ight (ou eight); no italiano, N-octe (ou octo); no latim (caso genitivo), vemos N-octis; no francês, N-ûit (ou huit).

O algarismo criado para representar o Oito é o símbolo do infinito (∞) no sentido vertical (8). Lembremos: os antigos não tinham qualquer noção de um tempo infinito, já que essa ideia é relativamente recente. Tinha-se, apenas, a ideia vaga de um tempo muito maior do que a compreensão humana poderia conceber, mas jamais como um tempo ou espaço sem fim. Desta forma, a relação entre os símbolos do Oito e da Noite é profundamente humana e transcendental, mas jamais tocando na Eternidade (reino privativo do Zero e do Caos).

A Noite é o domínio da frieza e da falta de relações entre os seres, do repouso e da inconsciência. Tal domínio perturba a Humanidade porque a mesma teme entrar em contato com sistemas de imagens diferentes daquele ao qual se acostuma o gado humano no domínio do Dia. Durante o Dia, temos a Vida e a evolução, mas também as Guerras, o fanatismo, o calor do Orgulho e da Vaidade. A Noite traz a dura (mas necessária) Realidade: nascemos sós, crescemos sós e morreremos também, e inexoravelmente, sós. A Noite é amiga dos que são amigos de si mesmos e aceitam sua própria natureza finita, de modo a estarem preparados para aquilo que realemnte transcende o Dia e a Matéria.

Por isso é que a Casa VIII (Oito) da Tábua Zodiacal é atribuída a Escorpião e regida por Plutão, considerada a Casa da Morte, das transições, das mudanças naturais e necessárias à manutenção da Matrix. Escorpião, por sua Casa, é o Porteiro e o Barqueiro, verdadeiro Caronte maltrapilho, sem o qual as almas dos mortos não poderiam atravessar o temido rio Styx e suas águas do Perpétuo Esquecimento.

Analisando numericamente o Oito, temos que o mesmo se apresenta a mim de duas formas:

  • Como 2 x 4: o Quatro é o ciclo material (4 elementos primordiais, 4 pontos cardeais, 4 naipes do baralho, 4 fases da Lua, 4 estações do Ano, etc.), sendo então, o Oito, um símbolo do Materialismo excessivo e da obstinação (realização a qualquer custo);
  • Como 1 + 7: ou uma unidade além do Sete. O Sete, como todos devem saber, é o número da Realização Alquímica e da Harmonia (7 notas musicais, 7 cores do espectro visível, 7 dias da semana, etc.). Da união do Alto e do Espírito (Três) com o Baixo-Matéria (Quatro), temos o ser completo e Manifesto (Sete). O Oito está uma unidade acima da Manifestação, sendo o resultado final da mesma (com seus ganhos e perdas). Ali, vemos o terreno sendo limpo para uma nova manifestação, a do Nove (o destino de cada Alma). O Oito é a Transcendência e a superação do medo.

Na Mística Cristã, o Oito representa Judas Iscariotes, o criminoso que sempre é bom ter a postos, na porta dos fundos, para os serviços sujos e infames. Judas é o filho-da-puta que pode, de uma hora para outra, se tornar o herói ou ser condenado à ignomínia. No entanto, é o único ao qual jesus diz para “ir fazer o que deve ser feito”. Come com todos, mas todos o detestam. Olha dentro dos olhos de todos, vê em cada um a sua ilusão, a sua amargura e sofre com eles, secretamente.

É durante a Noite que Judas expõe a Jesus em seus dois aspectos: Rei e rebelde. É durante a Noite que as ilusões se amainam e cedem à dureza das verdades inconvenientes que todos preferem esquecer. A cada Noite, deixamos aquele prisioneiro que sabe mais do que devia acerca de nós, lá dentro, onde ninguém pode ouví-lo, exceto nós. Ele urra, ele chora, ele canta e delira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s