Escorpião, o Sexo e a Porta da Morte

Na astrologia tradicional de base babilônica, o domínio do arquétipo de Escorpião é a casa VIII (ou da Morte). Assim, representa a Porta da Morte ou a passagem entre dois mundos contíguos. Todas as portas lhe são conferidas, todas as transições de estado, toda a revelação dos Mistérios (a passagem das Trevas à Luz e vice-versa), toda a exaltação e queda.

“Assim como é acima, é abaixo”. Os padrões naturais são exatamente os mesmos dentro de um mesmo sistema ou plano de existência e entre os mesmos planos. O Arquétipo indica que os nativos de Escorpião trazem a habilidade de ler esses padrões na Natureza, tanto os luminosos como os mais obscuros. Por isso, ele não os teme, embora respeite a inexorabilidade da Lei que manifestam.

O Sexo é um dos pontos mais marcantes em Escorpianos porque o mesmo é uma mudança natural de estado. É, além de função sagrada natural, não apenas dos seres humanos, uma Força que regenera e vivifica. Ora, a Morte como trabalho da Vida e uma de suas etapas (o descanso, a cessação de atividade) é consequência simbólica do Sexo. Afinal, Escorpião têm duas forças regentes, Marte e Plutão, a Guerra e a Morte, a luta e a queda, o sexo e a comoção do orgasmo.

Ligado à Morte e a Plutão, o orgasmo é o ápice do sexo como a Morte é o limiar da Vida, da imagem física pronta a transmutar sua frequência. Marte e Plutão digladiam-se, principalmente, no primeiro decanato (de 24/out. a 1/nov.), onde o Guerreiro luta por nove dias até render-se no dia 2 de novembro, conhecido como o Dia dos Mortos (ou Finados).

O nexo entre Sexo e Morte é compreensível ao sabermos que o orgasmo, realmente, tende a causar a falência dos órgãos do corpo humano, principalmente, do coração, pulmões e cérebro, pelo desgaste intenso levado a cabo por uma descarga visceral de adrenalina.

Suor intenso e consequente desidratação, espasmos musculares, alta pressão arterial, hipertermia e um infarto agudo do miocárdio, seguido pelo “derretimento” do cérebro. Claro, a morte pelo orgasmo só ocorreria se não agissem, providencialmente, algumas substâncias calmantes (serotonina e endorfina) que inundam nossa corrente sanguínea no clímax da atividade do corpo em chamas e fazem as válvulas do pênis liberarem o esperma. Sem a liberação dessas substâncias pelo cérebro, nem haveria a ejaculação nem o ser humano sobreviveria a um único ato sexual sequer.

O Sexo, simbolicamente, é a tentativa de transcendência, a nível físico, que mais se aproxima do sucesso. Instintivamente, a busca pela perpetuação do homem dentro da mulher causa a morte de sua semente , assim como o parto (que traz a semente ao Mundo) causa à mulher o rompimento de seu vaso.

Curiosamente, franceses e árabes chamam o orgasmo de “pequena morte”. Além disso, o sêmen masculino, entre as substâncias que de que é constituído, carrega a putrescina e a cadaverina, dois substratos do processo de decomposição de tecidos orgânicos (em necroses e cadáveres). Irônico, não é? Aquilo que é sinal de morte também compor a semente da Vida, eis uma grande ironia. Assim, por analogia, poderíamos dizer que a Morte e o Nascimento, ambos, são extremos da mesma Vida, a qual jamais termina com o fim de um ciclo.

Escorpião é atraído para o Sexo como para sua casa, a Porta da Morte e da transcendência, a Morte que faz tudo descansar, que renova a Terra, repovoando os Céus e os Infernos. Levantar o véu, romper o lacre, girar a chave e abrir essa Porta misteriosa, que é seu Lar maior, seu posto e sua sina.

Se a Guerra e o Sangue estão no Campo de Marte (um de seus pais), a Morte e o Sexo são o territórios de Plutão, cujo Barqueiro (Caronte) cobra caro dos incautos. Menos de Escorpião: esse pica, mata, depura e ressuscita para o Além. Seja para os Elísios, seja para as Fúrias e Parcas.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s